Olá, uma dúvida muito comum de vários empresários que desejam internacionalizar os seus produtos é: “Será que eu posso exportar? Eu consigo?”. Esse já é um grande passo para iniciar o seu planejamento de internacionalização. Os questionamentos e as análises fazem parte do processo como um todo e devem ser contínuos. 

O mais importante para responder a essa dúvida inicial é saber que, para cada porte de operação, será considerada uma solução. Essa solução pode ser mais complexa e envolver várias outras análises, por existirem muitas variáveis; ou pode ser simples, não pelo volume a ser exportado, mas pelo tipo de mercadoria e para quais países se quer exportar.

Lembre-se: assim como você planejou a sua abordagem, o seu público, o tipo de produto, a concorrência, os canais de entrada, os riscos, a precificação etc para iniciar a sua operação no mercado interno, deverá planejar toda a sua operação para o mercado internacional.

Independentemente do tamanho de sua empresa, cada passo deve ser cuidadosamente trilhado e é fundamental ter paciência e preparo.

Muitas vezes, sabemos muito sobre o produto, mas pouco sobre o mercado. Ou sabemos muito sobre o mercado e sobre o produto, porém nos falta conhecimento sobre os trâmites operacionais envolvidos no processo de produção ou sobre os trâmites comerciais e aduaneiros para uma precificação correta. 

O primeiro passo é entender as fortalezas e as deficiências. Com essa análise inicial, já há uma linha a ser seguida sobre quais parceiros contratar, quais equipes internas envolver, quais frentes priorizar. Enfim, tudo muito bem planejado minimiza as chances de insucesso, com gastos desnecessários, perda de tempo, equipe ociosa e a desvalorização da marca com os órgãos governamentais, fazendo com que sua empresa perca a credibilidade no mercado.

Esteja atento a esse processo e faça das suas operações internacionais um sucesso!

× Solicite informações