Certificações! Toda vez que você ou qualquer outro consumidor pensa em adquirir um produto ou um serviço, passa por uma jornada que é chamada “jornada de compra”. Durante essa jornada, existem fases significativas para quem está vendendo observar.
Podemos classificá-las como:
- fase da atração
- fase de pesquisa
- fase de decisão
- fase de indicação
A última fase é o êxtase para qualquer negócio. Nela, o consumidor defende a marca adquirida e passa a indicá-la a mais e mais pessoas.
Atualmente, com o marketing de influência digitalmente avançado, obter indicações de pessoas nas mídias alavanca qualquer venda, porque não é novidade para ninguém o quanto a internet pode alcançar em termos de mercado e opiniões.
Mas, por que estamos falando sobre a jornada de consumo quando o tema é sobre “certificações como diferencial para os negócios”?
Porque a certificação consiste em atestar publicamente que determinado produto ou serviço segue determinados requisitos, que podem ser nacionais ou globais. Com a certificação o seu negócio assegura que esses requisitos ou regras foram cumpridos e que determinados atributos estão presentes para que se cumpra o propósito desejado. Podemos considerar que as certificações possibilitam o estabelecimento de um elo entre comprador e vendedor. Elas permitem que exista, intrinsicamente, uma comunicação entre as duas pontas. Como se ao investigar esse produto em sua jornada de compra, o consumidor soubesse a “história” desse produto, uma vez que ele é certificado por determinada norma ou padrão, no que tange ao ambiente, às pessoas, à legislação e à sua composição, além de outros fatores.
Obter certificações, sejam as compulsórias, isto é, as que são mandatórias para que a empresa consiga comercializar determinado produto em seu país ou no país que se deseja comercializar o produto ou serviço; sejam as voluntárias, que dependem exclusivamente do desejo da empresa em adquirir, tornam a sua empresa muito mais competitiva no mercado. Pois, gera um nível alto de confiança com o mercado consumidor, estabelecendo um sistema de comunicação credível e facilitando o comércio internacional. Com isso, ajudam o consumidor a escolher melhor entre uma marca ou outra e torna a fase de pesquisa da jornada do consumidor muito mais fácil e rápida em decidir por comprar de sua empresa.
Muitas vezes, quando queremos alcançar um determinado mercado no exterior, um dos primeiros passos é obter certificações com entidades que possuam acordos de reconhecimento internacional. Isso evita a necessidade de certificados no país de destino e protege o exportador de barreiras técnicas do comércio exterior.
Quer conversar mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco!