Conhecer novos fornecedores, nova tecnologias, novas ideias, novas pessoas, fazer networking e apresentar os produtos e serviços de sua empresa são apenas algumas das possibilidades que a participação em feiras internacionais coloca para os negócios.

Já falamos sobre a etapa de planejamento e o quanto ela significa para que os negócios internacionais sejam fluidos e otimizados. Dentre as etapas de planejamento, deve-se incluir a fase de treinamentos, cursos, participação em feiras e eventos de forma contínua para todos os integrantes de sua empresa, logicamente, observando os níveis de conhecimento e os interesses para cada participante, a fim de que eles possam usufruir e desenvolver suas habilidades durante o evento.

As feiras são importantes para empresas de diversos segmentos e isso inclui as empresas de serviços, como a KLM Comex, as de produtos e as mistas. O que se busca nas feiras e eventos de cada setor é o estímulo à competitividade e a maximização das oportunidades de negócios. Com seus produtos e serviços promovidos em seus nichos de atuação, a sua empresa poderá encontrar parceiros, fortalecer laços, encontrar potenciais clientes e discutir várias ideias que surgem durante as apresentações e reuniões que acontecem durante as feiras.

Lembrando que, além dos expositores que promovem seus negócios, as feiras contam com a participação de pessoas que querem saber mais sobre o mercado e escolher bons fornecedores de determinado produto ou serviço. O ambiente é muito propício e facilita o contato com esses visitantes pessoalmente, ajudando no fechamento de bons negócios e desenvolvimento de networking, já que todos estão reunidos com o mesmo propósito.

E como ser organizar para participar de uma feira?

Inicialmente, para quem deseja ser expositor, visitar diferentes feiras antes para conhecer o ambiente, os concorrentes, entender como funcionam as apresentações, os produtos expostos e a abordagem com os concorrentes, potenciais clientes e parceiros vai prepará-lo para eleger as melhores participações do seu negócio em eventos relevantes.

Para quem vai visitar, a análise de mercado, etapa essencial para o desenvolvimento de um novo produto e serviço, pode ser muito bem explorada em diferentes feiras, considerando que a sua empresa estará em contato com concorrentes diretos e indiretos. Assim, você poderá ver sob outras perspectivas e conversar com os responsáveis por determinado produto ou serviço que possam ampliar a sua visão de mercado.

Então, faça um levantamento das feiras e eventos relevantes para o setor do seu negócio. Com essa lista em mãos, eleja em qual ou quais delas vocês conseguiriam desenvolver os seus objetivos (aqueles traçados na etapa de planejamento). Com essa triagem feita, vejam quais dessas feiras e eventos estão dentro do seu orçamento. Aí, é se inscrever e mapear a feira, selecionando quais expositores você tem de visitar com certeza, para não deixar a feira sem falar com eles. Desenvolva o seu processo de networking, vendas, compras, para estar pronto para as rodadas de negócio e também para conversas mais aprofundadas.

E aí? Como está o seu calendário de participação em feiras e eventos do seu setor? Busque conhecimento, busque parcerias, converse conosco!

 

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