A arte de negociar é antiga e nós a utilizamos diariamente. Seja no trabalho, com os colegas de equipe, com os líderes, parceiros, fornecedores e clientes; seja no âmbito pessoal, com os nossos filhos, cônjuges, irmãos, pais, amigos etc. Enfim, quem se comunica, negocia! Essa é a realidade. Até quando ficamos em silêncio estamos usando uma estratégia de negociação.
E quando negociamos devemos conhecer todo o cenário: quem, quando, onde, o porquê, por quanto tempo, o quê? Precisamos estar cientes de até onde ir com determinada pessoa em determinada negociação. Nossos objetivos têm de estar claros e não podemos fazer da negociação algo banal.
Com a negociação internacional não é diferente. Tudo deve estar na sua frente para minimizar as chances do “não”. Dessa maneira, as barreiras se transformam em pontes para que o Brasil alcance ainda mais destinos além de suas fronteiras e que o seu negócio faça parte disso.
Numa boa negociação, o objetivo é a satisfação de ambas as partes envolvidas. Pensando nisso, colocamos aqui algumas dicas de como direcionar as suas tratativas:
1. Conheça o país e o negócio
Além de conhecer os fatores econômicos e financeiros do seu país e o outro, saiba como funciona o seu serviço ou como é produzido os seus produtos. Se para cada pergunta a resposta for “vou verificar e te retorno”, a conclusão é de perda de tempo, pois só houve endereçamentos, nada foi definido ou devidamente explicado.
2. Respeite a cultura do outro país
Conhecer a história, religião, cultura, costumes e condições sociais é de suma importância. Mas, além de conhecer, deve-se respeitar e se adaptar a eles. Essa atitude facilita muito a negociação e a busca por parceiros no exterior.
3. Planejamento financeiro
Não faça do improviso o seu parceiro nesse quesito. Esteja pronto para discutir precificação, taxa de câmbio e produtividade.
4. Qualidade de seus produtos e serviços
Atender aos requisitos do país comprador e oferecer valores competitivos são características que colocam o Brasil no páreo com seus concorrentes internacionais. Como a competição é árdua, esteja pronto para oferecer os seus diferenciais e seguir do início ao fim, mantendo as características iniciais de qualidade.
5. Parcerias
Selecione criteriosamente os seus parceiros, pois através deles, além de surgirem oportunidades de negócios, há a chance da fidelização. Um parceiro ruim pode destruir um relacionamento de compra e venda que poderia durar por anos.
Depois de ler essas dicas, conte se você já utilizou alguma delas e aproveita para fazer negócios com a KLM Comex!